Nutricionista esportivo: saiba quando procurar esse profissional
Você é do tipo que não mede esforços para cuidar da saúde? O nutricionista esportivo é um profissional de total relevância para quem procura bem-estar e desempenho nas atividades físicas.
Diferente do nutricionista geral, o especialista em Nutrição Esportiva domina as estratégias de ganho de performance por meio da dieta, respeitando o perfil de saúde de cada paciente. Continue o texto e saiba mais!
Por que procurar um nutricionista esportivo?
O nutricionista generalista é o profissional que planeja e prescreve uma dieta adequada para o seu organismo, considerando como o seu metabolismo funciona, os seus objetivos, sua realidade financeira na compra dos alimentos etc.
Já os que fazem uma especialização em Nutrição Esportiva, além dessas atribuições, também possuem um olhar mais voltado para os esportes que o paciente pratica.
Isso é particularmente importante porque não é nada incomum encontrar casos de pessoas que treinam há anos, mas demoram a atingir os resultados desejados. A razão disso pode ser justamente a falta de um planejamento alimentar alinhado ao treinamento.
Determinados alimentos, inclusive, podem ajudar a evitar ou a recuperar lesões pós-exercício e ainda aumentar o vigor e a disposição para quem gosta de competir.
Qual a diferença entre um nutricionista e um nutricionista esportivo?
Como já dissemos, o nutricionista esportivo é aquele que tem as mesmas competências do nutricionista geral, mas tem um conhecimento a mais, voltado para a área esportiva.
Portanto, além dos 4 a 5 anos de estudo que um nutricionista completa, o especialista passa mais 2 anos se debruçando nas evidências sobre fisiologia, exercícios físicos, alimentação voltada para a performance esportiva, entre outros.
É recomendado procurar um nutricionista do esporte se você:
- pratica algum esporte ou outra atividade física, como musculação, mas não conhece o seu estado nutricional;
- não possui uma dieta base e tem dificuldade para preparar as refeições;
- não sabe o que comer no pré e pós-treino;
- toma suplementos isentos de prescrição por conta própria;
- não consegue alcançar o peso desejado;
- se exercita, mas não atinge a performance esperada;
- tem dúvidas sobre qual modalidade esportiva seria a mais indicada para o seu caso;
- acredita que não está se hidratando bem durante os exercícios.
Quais os benefícios da nutrição esportiva?
Mesmo que você já tenha um educador físico ou treinador do seu lado, ter um profissional a mais, o nutricionista esportivo, pode potencializar significativamente os seus resultados.
Tenha um plano de alimentação estratégico
Cada nutriente que entra no seu corpo cumpre uma função. O nutricionista, além de montar um cardápio saboroso, ele também pensa no papel que os alimentos — e a forma com que são preparados — exercem no organismo.
Quer um exemplo?
A beterraba é um legume que vai bem no almoço, não é? Mas você já pensou em consumi-la 2 horas antes do treino? Vamos explicar.
Esse alimento é rico em nitrato, um composto que se converte, no organismo, para óxido nítrico. Essa substância aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos, possibilita um maior aporte de oxigênio e, dessa forma, é possível aumentar o desempenho do treino.
É o nutricionista esportivo que, por meio de estudos aprofundados em diversas pesquisas sobre os alimentos, recomenda a estratégia. Ele também sabe que o nitrato leva 2h para se concentrar no sangue, daí a orientação sobre consumir a beterraba nesse intervalo de tempo.
Utilize suplementos de forma segura
Suplementos e outros encapsulados estão cada vez mais acessíveis, seja no mercado, nas farmácias e nas lojas de “produtos naturais”.
Mesmo que eles não exijam prescrição médica, eles podem causar prejuízos à saúde, para quem toma sem supervisão.
Para saber se você precisa tomar creatina, whey ou multivitamínicos, o nutricionista esportivo solicita exames que dosem as substâncias no seu corpo. Só assim ele prescreve os suplementos corretos e na dose adequada.
Mantenha seus resultados com os treinos
No caso de você estar no seu peso ideal, com o melhor desempenho possível nos treinos e 100% satisfeito, nada garante que esse resultado se manterá amanhã ou depois.
Isso porque todos nós envelhecemos, mudamos nossos hábitos de acordo com o nosso humor e com imprevistos e sofremos influência do meio ambiente — poluição, raios solares, substâncias químicas de alguns alimentos etc.
Porém, se você cuida da sua alimentação com um nutricionista esportivo, fica mais fácil manter os resultados e voltar para o eixo, caso o foco se perca em algum momento.
Quer saber como funciona uma consulta em Nutrição Esportiva? Entre em contato e agende uma conosco! Nossos telefones: (48) 3039-0779 e (48) 3024-1610. WhatsApp: (48) 99146-0779.