Detox: conheça alimentos que ajudam a eliminar toxinas

Fevereiro 11, 2021 por Centro Winner1
Detox-conheca-alimentos-que-ajudam-a-eliminar-toxinas-Centro-Winner-blog-post.jpg

Você já deve ter ouvido falar em alguma dieta ou substância apresentadas como milagrosa para desintoxicar o organismo. Também é possível que tenha ouvido falar em alguma especiaria mágica com propriedades detox.

A verdade é que não há nada comprovado nesse sentido. A única certeza, até o momento, é que temos um órgão capaz de lidar com as toxinas do organismo: o fígado. 

Foi pensando em alimentos bons para o fígado e seu funcionamento que desenvolvemos este artigo. Precisa de ajuda real com detox? Siga a leitura.

Vegetais crucíferos

Os crucíferos, como brócolis e couve-flor, são “experts” em propriedades inflamatórias, antioxidantes e também no combate ao câncer.

A cafeína ingerida por uma pessoa que consome bastante vegetais crucíferos, por exemplo, é metabolizada pelo fígado com mais facilidade e, depois, eliminada. 

Além da ação antioxidante, os crucíferos são ricos em vitaminas, fibras e minerais. Por tudo isso, são considerados fundamentais para quem deseja manter uma alimentação saudável, com nutrientes que melhoram o funcionamento do organismo. 

Na superfície, esses vegetais têm um desenho que lembra uma cruz. Entre os principais crucíferos, destacam-se:

  • Brócolis;
  • Couve-flor;
  • Rúcula;
  • Nabo;
  • Agrião. 

Outros vegetais, que não possuem o formato, também fazem parte dos crucíferos, como repolho, couve e couve de Bruxelas.

Os crucíferos também possuem uma substância chamada sulforafano. Entre outras atribuições, essa substância estimula enzimas do organismo que impedem a ação de agentes cancerígenos.

Gengibre

O gengibre tem a fama de aumentar a taxa metabólica. Essa raiz também tem muita capacidade para melhorar a saúde de pessoas com doenças no fígado, principalmente quando o problema está ligado à obesidade.

O alimento tem uma longa história de uso medicinal com suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Por isso, é outra importante referência quando o assunto é detox.

Além disso, é um alimento com baixo teor calórico: 80 kcal, em 100 gramas. E você consegue encontrá-lo de diversas formas:

  • fresco;
  • em conserva;
  • cristalizado;
  • seco;
  • em pó.

O gengibre também vem mostrando eficácia em tratamentos alternativos de câncer. O motivo: a grande quantidade de gingerol, uma substância com propriedade antioxidante.

A ingestão de uma colher de chá de extrato de gengibre por dia pode trazer resultados bem significativos, como auxiliar quadros inflamatórios, melhorar a função hepática e até diminuir a taxa de gordura no fígado.

Aveia

Quando se fala em socorro ao fígado, quase sempre, o foco deve ser a prevenção do acúmulo de gordura no órgão. Ponto para os consumidores inveterados de aveia e grãos integrais, alimentos que ajudam bastante nessa missão.

A aveia tem ação bem semelhante a determinados medicamentos, sendo capaz, por exemplo, de reduzir o colesterol e o açúcar no sangue.

O consumo de aveia também melhora o sistema imunológico, é anticâncer, anti-aterosclerose e, sim, pode ser considerado um detox, pois incluir aveia na dieta melhora a função hepática.

No controle do peso, a fibra solúvel da aveia tem uma ação no estômago que retarda o esvaziamento gástrico. Resultado: a pessoa se sente cheia (saciada) por mais tempo. 

Os antioxidantes e fibras da aveia também ajudam a reduzir a pressão arterial. Um dos antioxidantes do alimento, por exemplo, eleva a produção do óxido nítrico, molécula que consegue dilatar os vasos sanguíneos.

Chlorella

O nome é diferente: chlorella. Trata-se de uma alga rica em nutrientes que está chamando cada vez mais atenção. O motivo: os benefícios que pode oferecer à saúde humana. Embora tenha esse nome estranho, esse alimento é capaz, inclusive, de auxiliar na função detox. 

Como suplemento, essa alga provou que pode melhorar os níveis de colesterol e livrar o corpo de toxinas.

A chlorella é uma alga de água doce verde, com pelo menos 30 espécies e nutrientes essenciais, como aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e minerais. Também são uma ótima fonte de fibra.

Pode ajudar o organismo a se desintoxicar, removendo metais pesados e compostos nocivos para os humanos. 

Em pequenas quantidades, ferro e cobre, por exemplo, são bem-vindos para o organismo. Mas em quantidades maiores, se transformam em inimigos tóxicos, tal qual cádmio e chumbo.

O Centro Clínico e Esportivo Winner tem profissionais especializados em diversas áreas, incluindo nutrição, fisioterapia esportiva, ortopédica e traumatológica, osteopatia e psicologia.

Avaliações individualizadas, para tratar, determinar a causa e prevenir futuros problemas.

Agende uma consulta conosco clicando aqui. Se preferir, entre em contato nos seguintes telefones: (48) 3039-0779, 3024-1610 ou pelo WhatsApp: (48) 99146-0779.


Um comentário

  • Lory

    Março 4, 2022 at 10:26 pm

    Artigo muito interessante!

    Resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Equipe multidisciplinar destinada a pessoas que visam saúde e qualidade de vida bem como ao praticante de atividade física, atletas amadores e de alto rendimento.

Responsável técnico:
Dr. Bruno Cardoso
CRM/SC13250 – RQE11348

Conheça nossa Política de Privacidade

Contato e Localização

Rua Ferreira Lima, 238, Centro
Florianópolis – SC

Telefone: (48) 3039-0779
WhatsApp: (48) 3039 – 0779

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

Todos os Direitos reservados • Desenvolvido pela 

Open chat