Canelite: dicas de como prevenir

Janeiro 7, 2022 por Centro Winner0
como-prevenir-a-canelite-Centro-Winner-blog.jpg

Você sabia que aquele incômodo que surge na frente da canela, durante uma caminhada ou corrida, pode ser canelite?

Essa dor pode ser resultado do impacto da atividade física nas estruturas da perna, como osso e tendões. O que pode acontecer por algum problema com o treino (excesso ou erro de prescrição), uso de um tênis inadequado para a atividade, entre outros.

A seguir, você vai entender o que é canelite e as principais dicas para prevenir esse incômodo. Vamos lá?

O que é canelite?

A canelite é uma inflamação presente na região da canela, onde há músculos, tendões e o próprio osso principal do membro, a tíbia. Por isso, o termo mais correto é síndrome do estresse tibial medial ou periostite.

Ela ocorre quando existe uma atividade específica associada a um fator de risco. De uma forma mais simples: a corrida ou alguma outra atividade intensa, associada a um esforço maior, pode provocar a canelite.

Clinicamente, essa síndrome provoca dor. Em outras pessoas, pode vir acompanhada de inchaço, fraqueza nos pés e sensibilidade ao toque. 

O que fazer para prevenir essa dor?

Quando uma pessoa recebe o diagnóstico de canelite por um médico ortopedista, ela começa o tratamento conservador. 

Geralmente, a intervenção demanda semanas de exercícios com um fisioterapeuta — fora a interrupção total da atividade física.

Por isso, vale a pena saber como prevenir esse problema, não é mesmo?

Utilize o tênis adequado para os seus pés

Por meio de uma avaliação com um profissional, você pode descobrir que tipo de tênis é o mais apropriado para os seus pés.

Na maioria dos casos, eles têm como características uma base estável e o solado e palmilha capaz de amortecer impactos.

Vale lembrar que é importante revezar o uso do tênis na corrida para que o produto amenize os impactos durante toda a atividade. Normalmente, o ideal é fazer a troca a cada 560 a 800 km percorridos.

Evite o excesso de treinos

Boa parte das lesões esportivas acontecem por erros durante o treinamento. Um descanso inadequado ou a progressão abrupta do treino pode provocar a dor na canela.

Por isso, antes de começar a atividade esportiva, pesquise um profissional de confiança. Especialmente se você for mulher, pois a população feminina tem especificidades físicas, nutricionais e hormonais que aumentam a propensão à canelite. 

 

Lembre que, até mesmo visualmente, é possível perceber que a estrutura óssea da canela não tem suporte para aguentar sobrecarga. O mais aconselhável é, realmente, ter cautela com os exercícios que porventura sobrecarregam essa região.

Fortaleça os músculos da região da canela

Nas corridas, principalmente as de longa distância, cada vez que o pé se choca no solo, os músculos da perna dissipam o impacto. Dessa forma, o osso da canela recebe uma carga menor.

Mas, se os músculos dos membros inferiores estiverem enfraquecidos, essa dissipação de energia não será efetiva, causando um impacto ósseo maior. 

Daí a importância de realizar exercícios que fortaleçam essa musculatura, os quais geralmente estão relacionados aos movimentos do tornozelo.

Intercale os exercícios físicos

Mais uma boa opção de prevenir a canelite é a simples alternância dos exercícios. 

Em vez de correr de segunda-feira à sexta-feira, por exemplo, seu educador físico pode propor ciclismo nas segundas, quartas e sextas, com corrida às terças e quintas. Outra opção é a natação ou mesmo uma caminhada mais leve.

Faça acompanhamento regular em medicina esportiva

Se você é fisicamente ativo e pratica atividades intensas, como a corrida, é recomendado ter supervisão regular com um centro esportivo.

Os profissionais envolvidos, principalmente os fisioterapeutas e os médicos do esporte, realizam análises que identificam padrões de movimento responsáveis pela canelite. 

Além disso, o acompanhamento em um centro de saúde esportiva possibilita o monitoramento sobre vários aspectos dos exercícios, como:

  • nível de aquecimento antes da atividade;
  • alimentação;
  • histórico de lesões e desalinhamentos;
  • condicionamento físico.

Mesmo quem cuida da saúde e é disciplinado com a atividade física, infelizmente, tem risco de ter canelite. Mas é possível prevenir essa dor por meio de cuidados básicos, como ter cuidado com a intensidade dos treinos e o uso do tênis correto.

E você, também sente dores na região da canela? Evite complicações e agende sua consulta com um dos fisioterapeutas do Centro Winner!


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Equipe multidisciplinar destinada a pessoas que visam saúde e qualidade de vida bem como ao praticante de atividade física, atletas amadores e de alto rendimento.

Responsável técnico:
Dr. Bruno Cardoso
CRM/SC13250 – RQE11348

Conheça nossa Política de Privacidade

Contato e Localização

Rua Ferreira Lima, 238, Centro
Florianópolis – SC

Telefone: (48) 3039-0779
WhatsApp: (48) 3039 – 0779

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

Todos os Direitos reservados • Desenvolvido pela 

Open chat