Estresse: qual é a relação com as doenças cardiovasculares?

Setembro 23, 2020 por Centro Winner1
WINNER-Estresse-qual-e-a-relacao-com-as-doencas-cardiovasculares-blog-post.jpg

O estresse é um problema que atinge milhões de brasileiros todos os anos e pode contribuir para o surgimento de sintomas e doenças que prejudicam a saúde e o bem-estar. 

O estresse é um mecanismo de defesa natural do organismo. Muito além de um problema emocional, o estímulo estressante quando crônico, pode causar danos à saúde em geral, prejudicando inclusive o coração

Você sabe quais são os impactos do estresse na saúde cardiovascular? Acompanhe a leitura e descubra!

O que é o estresse?

Quando enfrentamos situações de estresse, o sistema nervoso simpático e o sistema endócrino reagem às circunstâncias estimulando a ativação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA), aumentando a liberação de hormônios como cortisol e adrenalina no organismo. 

Estes hormônios, quando liberados em altos níveis, podem provocar instabilidade no organismo e colocam em risco a saúde do coração.  

Qual é a relação com as doenças cardiovasculares?

Altas doses de adrenalina, por exemplo, podem atuar no aumento da pressão arterial, espasmos das artérias do coração e aceleração da frequência cardíaca, podendo resultar em um infarto. 

Já o cortisol, pode aumentar o risco de desenvolvimento de problemas como diabetes e hipertensão, fatores de risco para problemas no coração, sendo ainda mais perigoso para pessoas que já tenham doenças cardíacas. 

O cortisol também contribui para o surgimento de doenças ateroscleróticas, doenças de pele, ganho de peso (gordura abdominal) e perda de massa muscular e óssea.

Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada na Faculdade de Medicina da Universidade Harvard, Estados Unidos, e publicada pela Nature Medicine, as situações de estresse desencadeiam picos de produção excessiva de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico do organismo. 

Em grandes quantidades, elas podem se acumular nas paredes das artérias coronárias, diminuindo o fluxo sanguíneo e aumentando o riscos de formação de coágulos e consequentemente, de doenças cardiovasculares como infarto e acidente vascular cerebral (AVC) .

O estresse também pode provocar insônia, falta de ar, cansaço frequente, irritabilidade, entre outros sintomas que afetam a qualidade de vida. 

Por ser um grande fator de risco para as doenças do coração, o ideal é procurar atividades que ajudem a lidar e aliviar o estresse.

Como aliviar o estresse?

As responsabilidades na vida pessoal e profissional podem levar a quadros graves de estresse e esgotamento físico. Veja algumas dicas que podem ser inseridas na rotina para aliviar os sintomas do estresse.

Faça exercícios rotineiros

O primeiro passo é encontrar uma atividade que seja prazerosa para você. Para começar, por exemplo, caminhadas de 30 minutos são uma boa opção. 

Isso porque a movimentação do corpo ajuda a reduzir os hormônios do estresse e libera substâncias analgésicas naturais no organismo, como a endorfina, grande aliada na melhora do humor.

Os exercícios também promovem a melhoria na qualidade do sono, fator que comumente é afetado negativamente pelo estresse. Prefira lugares arborizados onde você possa entrar em contato com a natureza. 

O hábito das atividades físicas resultam na melhora de sintomas como irritabilidade, cansaço e ansiedade.

Faça mais pausas

Para lidar com a correria do dia a dia, é normal querer super super produtivo, principalmente no trabalho. No entanto, quando não há limites e as atividades acabam gerando estresse e exaustão física, pode haver grande impacto na saúde.

Por isso, defina limites, organize a sua agenda e não leve trabalho para casa. Se você trabalha em home office, procure realizar suas atividades dentro da sua carga horária.

E lembre-se: faça pausas! Podem ser pequenos intervalos para você beber água, alongar o corpo, respirar e voltar as atividades com mais foco e produtividade.

Tenha bons hábitos

Mesmo com a vida corrida, precisamos manter a saúde do corpo e da mente em dia. 

Assim, dormir bem e o bastante, ter uma alimentação saudável e rica em fibras, praticar meditação, yoga, ter hobbies, ler um bom livro e, acima de tudo, aceitar o que não se pode mudar, são opções adequadas que ajudam a diminuir os níveis de estresse. 

Separe, no mínimo, 1 hora diária para fazer algo por você, uma atividade que possa provocar relaxamento.

Por tudo isso, o acompanhamento cardiológico e os exames de rotina são uma valiosa forma de prevenção das doenças cardiovasculares. O indicado é realizar os exames, a partir dos 35 anos, mesmo sem indicativo de problemas cardíacos.

Não espere o estresse afetar a sua qualidade de vida. Cuide de você e viva melhor.

Precisa de ajuda? Conte conosco. Nossa equipe de cardiologistas estão prontos para oferecer os cuidados necessários para elevar o seu bem-estar.

Agende uma consulta conosco clicando aqui. Se preferir, entre em contato pelos números: 8) 3039-0779 ou 3024-1610 ou pelo WhatsApp: (48) 99146-0779.

 


Um comentário

  • Geraldo

    Agosto 7, 2021 at 7:10 pm

    Eu tive o sintoma de aumento de glóbulos brancos e uma Crise Hipertensiva, sentindo a tênue linha da vida. Numa reportagem, um jovem de 19 anos, no contexto similar ao meu: frente ao notebook, chegou ao Infarto, sugerindo evitar o modismo do e-commerce e home office em tempo integral! Quinta feira, na prévia do resultado do exame que fiz, para apurar a Crise Hipertensiva, realizado até por dois angiologistas, disseram que “normal”. Tenho procurado evitar situações estressantes e intensifiquei a caminhada (mais dias)!

    Resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Equipe multidisciplinar destinada a pessoas que visam saúde e qualidade de vida bem como ao praticante de atividade física, atletas amadores e de alto rendimento.

Responsável técnico:
Dr. Bruno Cardoso
CRM/SC13250 – RQE11348

Conheça nossa Política de Privacidade

Contato e Localização

Rua Ferreira Lima, 238, Centro
Florianópolis – SC

Telefone: (48) 3039-0779
WhatsApp: (48) 3039 – 0779

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

Todos os Direitos reservados • Desenvolvido pela 

Open chat