5 Dicas para evitar dor nos joelhos
O joelho é uma estrutura muito importante para absorção de impacto e suportar o peso corporal, tanto durante todas as atividades de rotina do dia-a-dia quanto na prática de atividades físicas. Por isso, acabam sendo articulações bastante vulneráveis a lesões por conta do esforço a que eles são submetidos.
É difícil encontrar alguém que não sofre com dor no joelho ou já tenha tido algum desconforto nessa região. De intensidade e duração bastante variadas, pode se apresentar tanto no lado direito quanto no esquerdo, além de causar inchaço e dificuldade no movimento.
A maioria das dores no joelho tem relação direta com a prática de esportes. Mas, podem ser evitadas com fortalecimento muscular, treino adequado, além de outras recomendações. Por isso, hoje separamos cinco dicas com o intuito de fazer você evitar dor nessa região. Confira:
- Prefira atividades físicas de baixa impacto
Exercícios físicos de alto impacto, como correr em terrenos mais duros como asfalto exigem muito mais do joelho, ainda mais se usarmos tênis inadequados. Assim como no treino da academia, com as flexões e agachamentos. Então a recomendação, principalmente para pessoas que já sofreram com dor no joelho, com sobrepeso, é que a prática de exercícios de alto impacto seja evitada até que o corpo esteja preparado. Nesse caso, então, prefira atividades de baixo impacto como caminhada, natação, ciclismo e pilates.
- Mantenha um peso ideal
A maioria das pessoas não sabem, mas a cada meio quilo que pesamos a mais do chamado peso ideal, equivalem a dois quilos e meio de pressão nos joelhos. O aumento de peso faz com que a carga exercida sobre os joelhos seja elevada. Quando isso se repete, por longos períodos, por exemplo, a possibilidade de lesões se torna ainda maior. Por isso, manter o peso é um dos principais fatores para não sobrecarregar os joelhos.
- Faça fortalecimento
Uma outra dica para evitar dor no joelho é fortalecer os músculos específicos dessa região como os músculos da coxa, joelho, panturrilha e glúteos. Estes músculos ajudam na movimentação e na força, além de reduzir o impacto nos joelhos. No caso de exercícios de musculação, também se deve ter o cuidado de treinar a musculatura inferior da mesma forma que a superior, evitando assim uma sobrecarga sobre os joelhos.
- Faça repouso
Por mais bem preparado fisicamente que você esteja, o repouso e o descanso são fundamentais na recuperação do organismo. Entretanto, o descanso não precisa ser feito de maneira passiva, o ideal é intercalar os exercícios. Na academia, por exemplo, durante os treinos de musculação, você pode poupar seus joelhos e, ainda assim, se exercitar, desde que foque na parte superior de seu corpo, evitando impactos no joelho enquanto a parte inferior ainda está se recuperando.
- Procure um especialista
Ao sentir qualquer dor no joelho ou algum desconforto, procure um profissional especializado na área da Ortopedia ou Fisioterapia. A avaliação feita por profissionais permite identificar a mobilidade individual, que é fator determinante para realizar qualquer tipo de atividade física. Além disso, o especialista pode fazer indicações de exercícios e tratamentos para corrigir qualquer problema que possa causar futuros danos e lesões aos joelhos.
Precisa de ajuda? Conte conosco.
O Centro Clínico e Esportivo Winner tem profissionais especializados em diversas áreas, incluindo fisioterapia esportiva, ortopédica e traumatológica, osteopatia e psicologia.
Oferecemos avaliações individualizadas, não somente para tratar, mas para determinar a causa e prevenir futuras lesões.
Agende uma consulta conosco clicando aqui. Se preferir, entre em contato nos seguintes telefones: (48) 3039-0779, 3024-1610 ou pelo WhatsApp: (48) 99146-0779.