5 dicas para emagrecer
O peso corporal está completamente ligado ao estado de saúde. Integridade das articulações, comorbidades e mudanças na autoestima, exemplificando, podem ser reflexo do aumento do peso. Por isso, as dicas para emagrecer são sempre bem-vindas, não é mesmo?
Algumas pessoas se enganam, achando que emagrecer é ‘parar de comer’. Na verdade, o déficit calórico pode ser alcançado por uma simples redução gradual no consumo de certos alimentos. É sempre bom lembrar também do papel importante da atividade física no emagrecimento.
Neste conteúdo, você encontra 5 boas dicas que podem ajudar você a conquistar o peso desejado. Esperamos que você tenha uma leitura proveitosa!
Quais as melhores dicas para emagrecer?
O excesso de peso é uma condição que pode prejudicar a saúde das pessoas e levar a outras doenças associadas à obesidade. Tais como:
- diabetes tipo 2;
- hipertensão;
- refluxo esofágico;
- tumores no intestino.
Os dados mais recentes, de 2019, apontaram que 25,9% da população brasileira possui esse distúrbio metabólico. Inclusive, segundo levantamento realizado pela Universidade de São Paulo, aproximadamente 20%, entre 14 mil brasileiros, ganharam pelo menos 2 quilos durante o distanciamento social.
A qualidade da dieta e o nível de atividade física, provavelmente, são fatores que pesam bastante nesse cenário. Então conheça algumas dicas que podem ajudar você a alcançar o seu melhor peso:
Reduza o consumo de carboidratos refinados
Ao consumir menos açúcares e carboidratos, a sensação de fome diminui e você passa a ingerir menos calorias.
Além disso, com um acompanhamento nutricional e uma dieta low carb, as reservas de gordura também podem ser reduzidas.
Na alimentação com baixa quantidade de carboidratos, inclusive, é orientado a preferência pelo consumo de carboidratos complexos — como os cereais integrais — que têm uma digestão mais lenta devido à presença de fibras e, assim, contribuem com a saciedade.
Pratique exercícios físicos
O movimento e os exercícios com peso, basicamente, ajudam a queimar as calorias e regular o metabolismo, evitando que ele ‘fique lento’ e favoreça o excesso de peso.
E é claro que os exercícios trazem, adicionalmente, outros benefícios, como o fortalecimento dos músculos e do sistema cardiovascular, disposição para o dia a dia e a melhora da saúde mental.
Escolher um esporte é outra forma de praticar exercícios, que pode ser ainda mais prazerosa. Seja coletivo, como o futebol e o basquete, ou individual, como ciclismo e natação, ambas as opções são muito benéficas para a saúde.
Porém, algumas pessoas, principalmente no começo, tendem a se empolgar com a intensidade e ter alguma outra lesão. Mas aqui no Centro Winner dispomos de avaliações que previnem esses problemas, como:
- Avaliação da Performance Cognitiva (Sensorial Sports): consiste em um equipamento que avalia a atividade cerebral nos esportes, ajudando a melhorar a atenção, a visão periférica, entre outros;
- Bike Fit: tecnologia que ajusta a bicicleta para o seu corpo, respeitando suas individualidades anatômicas;
- Isocinético: mensura as capacidades musculares, muito utilizado por quem pratica o futebol;
- Plataforma de Força: registra as forças no solo, quando se realiza saltos, por exemplo. Ideal para quem pratica vôlei ou basquete.
Evite proibir os alimentos
Tente seguir uma dieta equilibrada, não restritiva. Isso porque eliminar totalmente certos alimentos pode causar angústia, frustração e desistência de seguir o plano alimentar.
O recomendado é reduzir aos poucos o consumo dos alimentos mais indesejados, como os industrializados.
Beba bastante água
A água é uma excelente opção para aumentar a saciedade, afinal o estômago fica preenchido com líquido.
Mas, como as outras dicas para emagrecer, é importante acompanhar esse processo com um nutricionista, pois não é interessante que o aporte calórico, por meio dos alimentos, seja afetado.
Cuide do sono
Noites mal dormidas podem levar ao aumento do peso corporal. Isso acontece porque a falta de descanso contribui para a diminuição do hormônio leptina, que dá saciedade.
A privação de sono também aumenta o estresse, o que também dificulta a perda de peso.
Boas dicas para emagrecer não param por aí. Tudo o que leva a um bom estilo de vida, equilibrado e saudável, pode levar você a chegar ao peso adequado. Mas é importante evitar exageros, principalmente em relação à dieta e aos exercícios físicos.
Acompanhe, pelas nossas redes sociais, mais conteúdos que podem ajudar você a cuidar da sua saúde. Estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn!