Osteopatia: o que é, para quem serve e como tratar
Criada pelo médico americano Andrew Taylor, a osteopatia é um tratamento que é utilizado desde 1874, apresentando os princípios desta terapia natural. De acordo com o conceito da osteopatia, o corpo seria capaz de criar seus próprios medicamentos contra as doenças.
Com uma metodologia e filosofia própria, que engloba conhecimentos da medicina alternativa, a osteopatia tem o intuito de restabelecer a função das estruturas e sistemas, auxiliando na recuperação, manutenção e restabelecimento do equilíbrio entre o corpo e mente.
Durante a terapia, com a aplicação de técnicas manuais, com massagens, por exemplo, o fisioterapeuta osteopata pode fazer movimentos nas articulações, músculos, ligamentos e nervos do paciente para aliviar a dor e melhorar a mobilidade da parte do corpo.
Quais são as doenças que podem ser tratadas com a osteopatia?
A osteopatia é indicada para aquelas pessoas que apresentam dores intensas, que acabam atrapalhando a rotina diária. Em sua maioria, a osteopatia pode tratar problemas no nervo ciático, na lombar e no ombro, além de luxações, espasmos musculares e dores no nervo ciático. Além disso, pode tratar problemas no corpo causados pelo sedentarismo, má postura, lesões esportivas, dores de cabeça, tensão pré-menstrual ou estresse.
O osteopata não elimina apenas as consequências do problema. Durante as consultas, o osteopata vai procurar desvendar a razão do sintoma para curar o paciente. Sendo assim, vai utilizar as mãos como instrumento, recorrendo a várias técnicas terapêuticas manuais. São elas:
- estruturais (ajustes nas articulações),
- musculares (tratamento de músculos e tendões),
- cranianas (partem do crânio para tratar o corpo),
- viscerais (órgãos e a relação entre eles),
- linfáticas e imunitárias (sistema linfático e imunitário)
- fasciais (tecidos fasciais).
As técnicas aplicadas ajudam a melhorar a movimentação das articulações, aliviando a tensão muscular e proporcionando uma melhora na circulação sanguínea.
Quem pode fazer a osteopatia?
A maior parte das pessoas que buscam a osteopatia como uma terapia alternativa são os adultos e idosos, porém a técnica também pode ser feita para as crianças e adolescentes. Dessa forma, não há limite de idade mínimo ou máximo para o tratamento. Pode ser também recomendada para gestantes para aliviar os sintomas de dor nas costas e inchaço nas pernas devido ao peso da barriga, amenizando assim o desconforto.
Como a osteopatia é feita?
Em uma primeira consulta, o profissional vai avaliar a situação do paciente, coletando informações sobre histórico de doenças na família, problemas de saúde, estilo de vida e hábitos alimentares. Importante destacar que caso o profissional identifique alguma lesão ou um problema grave de saúde, o osteopata poderá solicitar um encaminhamento médico, como para um ortopedista, por exemplo.
Somente após essa avaliação inicial, o osteopata poderá começar a parte manual. Geralmente são utilizadas apenas as mãos para entrar em contato com o corpo do paciente para trabalhar exatamente na causa da dor, aliviando os sintomas. Já a duração do tratamento vai variar de acordo com o problema do paciente.
Se você está se perguntando sobre a validade dessa terapia, não há motivo para preocupação. O tratamento é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) há mais de uma década, sendo inclusive recomendado e incentivado pela entidade. No Brasil, existe uma regulamentação pelo Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), o qual qualifica o fisioterapeuta como profissional habilitado para ter essa especialização.
Precisa de ajuda? Conte conosco.
O Centro Clínico e Esportivo Winner tem profissionais especializados em diversas áreas, incluindo fisioterapia esportiva, ortopédica e traumatológica, osteopatia e psicologia.
Oferecemos avaliações individualizadas, não somente para tratar, mas para determinar a causa e prevenir futuras lesões.
Agende uma consulta conosco clicando aqui. Se preferir, entre em contato nos seguintes telefones: (48) 3039-0779, 3024-1610 ou pelo WhatsApp: (48) 99146-0779.
Geraldo
Julho 26, 2021 at 4:31 am
Aqui em Floripa, numa época em que a Fisioterapia Não tinha o alcance que tem hoje, tínhamos o Seu Abílio que tratava fazendo pontos de Do-In. A doença em última análise trata-se de desequilíbrio energético, em que uma professora do Curso Mãos de Luz (curso de extensão em parapsicologia) lembrava sempre das pessoas idosas que levam a mão atrás (final da coluna) para aliviar a dor (auto energizacao)!
Viviane Aparecida Leite Silva
Dezembro 6, 2021 at 7:39 pm
Olá!fiz cirurgia pra tirar os ovários há dois anos, e desde então sinto dores praticamente todos os dias; gostaria de saber se a osteopatia me ajudaria a sentir menos dor. Obrigada
Pavanelli, Renato Carlos. (19) 99750-1621 - Zapp.
Dezembro 23, 2021 at 6:34 pm
Parabéns Pelas Explicações Mostrando com Todos os detalhes bem como o Tratamento a Ser Realizado.
Muito bem redigido, pena que Resido Muito Distante (Limeira, SP). Sofro de Dores Muito Forte na Coluna e Quadril Conjuntamente.
Vou ver em minha cidade um Profissional.
Saudações.
Renato Carlos Pavanelli
Geraldo
Julho 7, 2022 at 8:03 pm
Sr. Renato, caso Não aja problemas para o senhor (referente quadro clinico), banho de ducha (frio, diário) tem me ajudado a manter minha coluna, praticamente sem dor, há 3 anos! Quando oscila muito o clima, como agora, ai que “percebo” a coluna! Melhoras!
Clarice Zandona
Janeiro 15, 2022 at 10:32 am
Gostei muito da explicação de um osteopata. Gostaria de saber se a osteopata ajuda no problema de hérnia de disco
Joitiro Abe
Fevereiro 27, 2022 at 4:22 pm
Osteopatia é recomendável também para fascite plantar ou esporão?
Nadir Gouveia dos Passos
Março 6, 2022 at 12:42 pm
Tenho Espondilalistese L5S1 posso utilizar Osteopatia nesse caso?
Geraldo
Janeiro 15, 2024 at 4:24 pm
O Osteopata avalia também se a situação de incômodo em panturrilha (s) seria da área da Ortopedia ou Angiologia? Já cheguei a fazer Doppler em 2022, mas o diagnóstico “Não me convenceu”. Sábado, aconteceu evento semelhante ao daquele ano! Desde já agradeço a atenção!