Dor no quadril intensa e prolongada: o que pode ser?

Dezembro 15, 2020 por Centro Winner22
Centro-Winner-dor-no-quadril-intensa-e-prolongada-blog-post.jpg

O quadril é uma das articulações mais complexas do corpo humano, sua função é unir o osso da coxa com o osso da bacia, permitindo a movimentação das pernas. Esses ossos possuem entre eles uma cartilagem macia que permite o deslizamento estável e indolor e a movimentação da perna em várias direções.

A dor na articulação do quadril pode estar relacionada a doenças, desgastes da cartilagem e traumas. Para saber mais sobre o assunto e quando é recomendado procurar ajuda médica, continue lendo este artigo.

Causas e como prevenir a dor no quadril

Para prevenir a dor no quadril, é importante manter um estilo de vida saudável, com uma boa alimentação e com a prática regular de atividades físicas com postura correta e sem sobrecarga de articulações.

O acompanhamento de um profissional ajuda a determinar a intensidade ideal de exercícios e a identificar erros de postura que podem resultar em lesões. Entre as causas comuns de dor no quadril, estão a tendinite, bursite, inflamação do nervo ciático, artrite, artrose, luxações e fraturas.

Tendinite

A tendinite é uma condição que atinge os tendões, estrutura que faz a fixação dos músculos aos ossos. Acontece quando há irritação ou inflamação da área.

A tendinite afeta pessoas de todas as idades. Geralmente trata-se de uma condição temporária, mas pode vir a se tornar crônica.

Causada por trauma local ou sobrecarga de trabalho no tendão, principalmente quando o paciente possui uma postura incorreta ou um mau condicionamento físico. Pode ser tratada a partir do controle da dor por meio de analgésicos, anti inflamatórios, repouso e imobilização da área afetada.

Após o controle da dor, é iniciado o tratamento para prevenir novos episódios da condição, com a melhora da ergonomia e qualidade muscular. A reabilitação física pode ser necessária para a recuperação da amplitude de movimento.

Bursite

A bursite é a inflamação da bursa, uma bolsa de líquido localizada entre os ossos e estruturas móveis, diminuindo o atrito das articulações. A condição é causada pelo sedentarismo ou pela sobrecarga por excesso de atividade física.

No quadril, a dor causada pela inflamação surge na lateral e pode irradiar pela coxa. O tratamento envolve medicamentos para dor, como analgésicos e anti inflamatórios, fisioterapia e reforço de alongamento.

Inflamação do nervo ciático

Responsável pela inervação sensitiva e motora das pernas, o nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, estendendo-se do quadril até os pés. As dores provocadas por lesões, compressão, inflamação ou irritação do nervo atingem pessoas de todas as idades e pioram com o envelhecimento.

Existem muitas causas para as dores do nervo ciático, entre elas a hérnia de disco e traumas como a luxação do quadril. O tratamento inicia com a identificação e correção da causa do problema, e pode incluir medicamentos para a dor, como analgésicos e anti inflamatórios.

Para prevenir a volta dos sintomas, é recomendado a fisioterapia, correção da postura, perda de peso e a prática de atividade física respeitando as limitações do paciente.

Artrite

A artrite é uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca as articulações, causando inflamação crônica. Além de dores, a condição causa outros sintomas, como rigidez da articulação que melhora com o movimento, aumento de volume no local e irradiação da dor do quadril para a perna.

A dor piora após períodos de repouso prolongado e com a prática de exercícios físicos, mas melhora com a movimentação leve. O tratamento inclui medicamentos para controle da dor e mudanças de hábitos, adotando um estilo de vida mais saudável, com atividade física e controle de doenças associadas à artrite, como hipertensão, diabetes e osteoporose.

A fisioterapia e a terapia ocupacional também podem ser indicadas para tratamento da doença.

Artrose

A artrose causa a degeneração da cartilagem da articulação, aumentando o atrito entre os ossos. Os sintomas incluem dor que piora no frio e à noite e limitação de movimentos.

Pode ser dividida entre a artrose primária e secundária. A primária não possui uma causa exata conhecida, sendo mais comum em idosos e no sexo feminino. Já a artrose secundária é adquirida também por pessoas jovens e pode ser causada por doenças do quadril, fraturas e operações.

O tratamento da artrose depende de sua causa, podendo ser conservador ou cirúrgico. No tratamento cirúrgico, é feito o reposicionamento dos ossos do quadril, reparação da cartilagem ou a colocação de uma prótese.

O tratamento conservador da artrose pode ser feito com o uso de suplementos e medicamentos protetores de articulação, mudanças nos hábitos alimentares para evitar o consumo excessivo de açúcar processado, gordura saturada e carboidratos refinados.

O controle do peso, a fisioterapia, o fortalecimento muscular, a prática de atividades físicas e o procedimento de aplicação de substâncias como corticóides e ácido hialurônico na articulação e estruturas ao redor também ajudam no tratamento não cirúrgico da doença.

Luxação ou fratura do quadril

A luxação do quadril é o deslocamento do fêmur para fora da posição de encaixe com o osso da bacia. O fêmur pode ir para trás ou para frente de sua posição, em ambos os casos causa muita dor e dificuldade ou impossibilidade de movimento da perna.

Geralmente é causado por acidentes, como quedas ou colisões no trânsito. Também é possível acontecer durante atividades físicas, sendo mais comum em idosos.

Com esse deslocamento, podem ocorrer fraturas dos ossos ao redor ou lesões nos nervos. Quando não há outras lesões, o tratamento é feito apenas com manobras para recolocar o fêmur no local correto, repouso e fisioterapia.

As fraturas sem luxação no quadril são mais comuns em pessoas idosas e que possuem osteoporose. O sintoma mais comum é a dor no local, que piora ao movimentar a perna, ficar de pé ou caminhar.

O tratamento é feito a partir de uma cirurgia para reparação do osso ou, em alguns casos, substituição da articulação por prótese.

Quando procurar um ortopedista?

Quando a dor no quadril surge após um trauma, dura mais de um mês, é muito forte, impossibilita a realização das atividades do dia a dia ou vem acompanhada de limitação de movimentos, é muito importante procurar ajuda médica. Algumas das causas para a dor no quadril, como nos casos de artrite, podem ser tratadas com maior eficácia quando diagnosticadas no início.

Precisa de ajuda? Conte conosco. Nossa equipe de ortopedistas e fisioterapeutas estão prontos para oferecer os cuidados necessários para elevar o seu bem-estar.

Agende uma consulta conosco clicando aqui. Se preferir, entre em contato pelos números: (48) 3039-0779 ou 3024-1610 ou pelo WhatsApp: (48) 99146-0779.


  • José Gouveia filho

    Maio 3, 2021 at 5:41 am

    Dores muito forte no quadril depois que eu cair e Bati com o quadril no chão aí depois de uns 2 meses comecei a senti essas dores forte.

    Resposta

    • Centro Winner

      Maio 4, 2021 at 5:36 pm

      Olá José, o ideal é procurar auxílio de um especialista para que você tenha de volta sua qualidade de vida.

      Resposta

  • Sabrina de Araújo dos santos

    Junho 2, 2021 at 10:52 am

    Eu ultimamente sinto muita dor no fêmur da perna direita
    É mais doloroso quando estou deitada e vou me virar dói muito eu sinto o osso doer da frente até o bumbum sinto que minha perna vai paralizar

    Resposta

    • Natalia

      Fevereiro 27, 2022 at 7:32 am

      Eu tbm estou sentindo isto!

      Resposta

    • EUTÁLIA

      Abril 16, 2022 at 12:24 pm

      Sinto uma dor no meu quadril que me deixa com dificuldades para movimentar. Quando fico muito tempi deitada piora ,wusndo fico muito tempo em pé. Nem os inflamatório nao edtao dando resultado.

      Resposta

  • Silene Guedes

    Junho 8, 2021 at 3:48 pm

    Oq fazer pra acabar com as dores no quadril! Elas são constantes ! Eu não sei mais oq fazer dores muito forte nem remédios ta adiantando !

    Resposta

    • Ana

      Agosto 30, 2021 at 2:45 pm

      Também estou assim desde 2015 ..várias médicos..As vezes não.consigo andar
      Não aguento mais

      Resposta

      • Marluce Dias da Silva

        Maio 11, 2022 at 10:22 pm

        Boa tarde depois de 2 tombos estou com muitas dores no fêmur direito, isso vem ocorrendo depois de 9 meses da minha queda. Quando estou sentada ou deitada não consigo levantar direito, sendo que minha nadega do lado direito dói também muito

        Resposta

  • GILSON FERREIRA DA SILVA

    Junho 19, 2021 at 5:15 am

    SINTO DORES NOS FEMURS, QUANDO LEVANTO E VAI PASSANDO AOS POUCOS T.C. DEU LESÃO BLÁSTICA NA BACIA LADO ESQUERDO.

    Resposta

  • Rose

    Junho 24, 2021 at 4:27 pm

    Dores no quadril que me acordam e não durmo mais que fazer viro de lado de dói e não consigo mais dormir acordo todo dia na madrugada com dores

    Resposta

  • Kelen Lopes

    Julho 2, 2021 at 4:06 am

    Já tive que ir para sala de cirurgia colocar o quadril no lugar, umas 4 a 5 vezes.
    Os médicos indicaram cirurgia, mas tenho medo!
    Sinto dor todos os dias. Maior ou menor….
    Como saber se apenas muito fortalecimento muscular resolve ou tenho realmente que fazer cirurgia?

    Resposta

  • Carla Simone Barbosa

    Agosto 13, 2021 at 1:13 pm

    Sinto muita dor no lado esquerdo da coxa.
    Ocorre quendo eu fico por exemplo com a perna descansada e logo após tento movimentar, aí aprenda trava totalmente sinto muitas dores , mas quando eu consigo mover andar por ex passa totalmente a dor.

    Resposta

  • Niavaldo pereira de Souza

    Setembro 15, 2021 at 9:55 pm

    Ola boa sou Nivaldo a mais três meis q estou com uma do no quadris sou vigilante trabalhos em pé a noite toda

    Resposta

  • Maria de Lourdes Medeiros

    Setembro 16, 2021 at 11:19 pm

    4 meses atrás , estava caminhando e minha perna esquerda travou entre a coxa e o quadril, sinto muitas dores na parte da frente e as vezes desce pela coxa até a perna,a noite é pior, se viro de lado dói muito.. já fiz 12 sessões de fisioterapia ( melhorou um pouco)

    Resposta

  • Karla Cristina Ramos

    Outubro 9, 2021 at 10:26 pm

    Hoje pela manhã tive uma crise de espirros e uma dessas vezes que espirrei dei um jeito no quadril que tá prejudicando até eu sentar e levantar, as dores estao piorando e sinto umas visgadas na coxa direita.

    Resposta

  • Lucia

    Novembro 8, 2021 at 4:45 pm

    Dor no quadril que acompanha o nervo
    Ciático.Nao sei se foi peso,
    Ou mesmo reumatismo.

    Resposta

  • MARA

    Novembro 8, 2021 at 5:53 pm

    COMECEI SENTIR DOR NO QUADRIL DO NADA, QUANDO ME DEITO OU FICO SENTADA É MUITO RUIM QUANDO VOLTO A CAMINHAR.

    Resposta

  • Zenaide silva

    Janeiro 29, 2022 at 2:14 pm

    Sinto dores tipo pontadas ,sentido quadril ,lado esquerdo ,e geralmente a noite..geralmente qdo sinto essa dor coincide eu ter muito gases na barriga.

    Resposta

  • Taisa Cristina

    Fevereiro 27, 2022 at 11:37 pm

    Sinto dor muito forte tipo agulhas que chegam a travar as pernas as 2 fico de repouso de 2 a 3 dias pra começar a andar novamente e de vagar e curtos ligares se não travo denovo. Oque será?

    Resposta

    • Geraldo

      Julho 7, 2022 at 8:12 pm

      Aconselho uma avaliação com Angiologista, pode o caminhar esta causando uma compressão na safena, por exemplo! Tive uma espécie de caimbra meados de maio e, fiz avaliação com angiologista! Melhoras!

      Resposta

  • EDJANE PEREIRA

    Abril 5, 2022 at 8:42 pm

    Boa tarde ultimamente estou sentindo muitas dores no quadril até no tocar. Porém minhas pernas dói muito até deitada. O que fazer pra acabar com essas dores. Já tomei ibrufremo, naproxeno, .

    Resposta

  • Wilson Silva

    Maio 19, 2022 at 4:06 pm

    Comecei a ter dor no fêmo esquerdo aos 35 anos. Passei por: 5 médicos, diversas ressonância, indicação de cirurgia e recomendações para NAO fazer musculação, corridas, trilhas à pé e evitar subir escadas, nem os remédios importados reduziram a dor que eram constantes (24h), não importava a posição que ficava. Solução: Aos 40 anos partir para a medicina natural, deu certo para mim, zerando a dor após 1 anos de tratamento. Não parei de correr, fazer musculação e trilhas e montanhismo e hoje tenho 55 anos. Tratamento a base de suco de quiabo verde, em jejun, que tomo diariamente (não pode colocar açúcar, leite e nem passar na peneirar) só se alimentar após 15 minutos. Depois de comprar quiabo verde, aquele que quebra a ponto como se fosse um macarrão, lavar e colocar no congelador para não amadurecer. Fica a dica

    Resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Equipe multidisciplinar destinada a pessoas que visam saúde e qualidade de vida bem como ao praticante de atividade física, atletas amadores e de alto rendimento.

Responsável técnico:
Dr. Bruno Cardoso
CRM/SC13250 – RQE11348

Conheça nossa Política de Privacidade

Contato e Localização

Rua Ferreira Lima, 238, Centro
Florianópolis – SC

Telefone: (48) 3039-0779
WhatsApp: (48) 3039 – 0779

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

Todos os Direitos reservados • Desenvolvido pela 

Open chat