Fisioterapeuta em Florianópolis: como escolher
Você já precisou consultar um fisioterapeuta e não teve ideia de como escolher um? Pode acontecer. Principalmente porque essa profissão é relativamente nova, pois surgiu na década de 30.
Por isso, nós decidimos compartilhar dicas úteis para que você tenha uma ótima consulta. Nos tópicos, a seguir, você vai ler sugestões de critérios para utilizar e o que esperar do atendimento.
Como escolher um fisioterapeuta?
Que a saúde é o nosso bem mais precioso já é um clichê. O que poucos sabem é que manter a funcionalidade também faz parte disso.
Como assim?
Vamos explicar.
Imagine que no seu check-up você percebe que está tudo bem, em plena saúde. Com o seu sistema respiratório, por exemplo, totalmente saudável.
Mas como está a qualidade do seu funcionamento? Será que a sua capacidade respiratória pode melhorar?
A atuação do fisioterapeuta é justamente essa, a de melhorar a funcionalidade dos pacientes, seja do seu sistema respiratório, muscular etc.
No nosso exemplo, um profissional especializado em Pilates poderia trabalhar a respiração, reeducando o paciente para que ele consiga oxigenar toda a região do tórax corretamente.
O mesmo vale para as outras subáreas da profissão, como a fisioterapia dermatofuncional, a neurofuncional e, claro, a esportiva.
Mas como escolher um fisioterapeuta para consultar? Confira algumas dicas:
Veja se o profissional tem registro no Crefito
Ter registro no Crefito (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) é característica essencial de um fisioterapeuta.
O registro profissional indica que o especialista trabalha de forma regulamentada, em conformidade com as leis federais.
Peça indicações de pessoas de confiança
Peça aos seus amigos e familiares para indicarem fisioterapeutas com os quais tiveram boas experiências.
Se o profissional atendeu muito bem um conhecido seu, é muito provável que a sua experiência também seja boa.
Pesquise sobre o fisioterapeuta na internet
Independente de ser indicação ou não, é sempre aconselhável pesquisar sobre o fisioterapeuta na internet antes de marcar a consulta.
Não é confiável se restringir à própria bolha de conhecidos e familiares. Além de que no ambiente digital, geralmente, as pessoas têm mais liberdade para fazer críticas e apontar erros, seja do profissional ou da clínica em que ele atende.
Saiba em quais tratamentos o profissional é habilitado
A fisioterapia é uma área predominantemente voltada à intervenção.
Ou seja, em muitos casos, um paciente procura o serviço porque tem uma doença que necessita de exercícios terapêuticos como tratamento.
Por isso, por meio de diversas pesquisas científicas ao longo da história da fisioterapia, surgiram diversas abordagens, como:
- Pilates;
- Acupuntura;
- Hidroterapia;
- Bandagem funcional.
Assim, ao saber que tratamento é indicado para você, dê preferência aos profissionais que são especialistas no método.
O que esperar na primeira consulta de fisioterapia?
Normalmente, uma consulta de fisioterapia lembra uma consulta tradicional, médica ou de enfermagem.
Vamos exemplificar com uma consulta em fisioterapia musculoesquelética ou esportiva, certo?
O fisioterapeuta inicia uma conversa simples com o paciente. Ele colhe dados relacionados a lesões e outros problemas de saúde existentes, medicamentos utilizados, entre outros.
Em algum momento, o profissional vai perguntar qual é a queixa principal do paciente, ou seja, qual o seu principal objetivo com o tratamento. Por exemplo: jogar vôlei sem sentir dor nas costas.
Depois disso, entra o momento da avaliação física. O especialista observará as estruturas, verificará o movimento das articulações, a força dos grupos musculares e também poderá realizar testes específicos, semelhantes a exercícios normais.
Na maioria dos casos, a avaliação encerra e o fisioterapeuta traça seu diagnóstico funcional. Retomando o nosso exemplo, a grosso modo, um possível diagnóstico seria o de limitação para jogar vôlei decorrente de uma lesão no ombro.
Na mesma consulta ou logo após, é iniciado o tratamento. São incluídos: exercícios, uso de aparelhos seguros e não invasivos, técnicas manuais, entre outros recursos.
Dessa forma, você viu que é possível identificar características específicas de um bom fisioterapeuta, como sua regulamentação, reputação entre os pacientes, especializações etc. Considere adotar as dicas que fizerem sentido para o seu caso e não só cuide da sua saúde, mas também da sua funcionalidade!
Esse conteúdo foi esclarecedor? Esperamos que agora você possa escolher os profissionais de saúde de forma cada vez melhor e assertiva. Aproveite e entre em contato para saber mais sobre o nosso atendimento!