7 principais perguntas sobre lesão no menisco
O menisco é uma cartilagem localizada no joelho e tem uma importante função na carga de peso suportada nesta região do corpo. Quando apresenta algum problema, temos as chamadas lesões no menisco, que podem ser traumáticas ou degenerativas.
É fundamental identificar o tipo e a origem das lesões no menisco para fazer o tratamento correto. As lesões também são mais comuns a partir de uma certa idade. Você sabe qual? A seguir, vamos apresentar as principais dúvidas sobre esse tipo de lesão. Confira:
1 – O que é e para que server o menisco?
O menisco é uma cartilagem do joelho, que tem a função de amortecer cargas. Seu papel é trabalhar no encaixe do osso da coxa, com o da perna, ou seja, o menisco aumenta a área de contato entre fêmur e tíbia. Dar estabilidade ao joelho é uma função secundária do menisco. E um detalhe importante: cada joelho tem dois meniscos. Na parte interna fica o medial. Na externa, o menisco lateral.
2- Quando as lesões no menisco são mais comuns
Se você ainda não chegou aos 40 anos, pode ficar um pouco mais tranquilo. Boa parte das lesões no menisco ocorrem a partir dessa idade. Os meniscos vão se tornando cada vez mais frágeis a partir dos 40 anos e um certo grau de desgaste é considerado normal.
Nos mais jovens, geralmente, as lesões estão associadas a outras condições, principalmente rupturas no ligamento cruzado anterior. Médicos não especialistas podem considerar a lesão no menisco um problema secundário. É um erro, pois elas devem ser tratadas com seriedade.
3- Como ocorrem as lesões no menisco?
Entender a origem da lesão no menisco é bem importante para encontrar o tratamento ideal. Nos mais jovens, a carga necessária para uma lesão é tão grande, que dificilmente ocorrerá sem provocar danos na cartilagem articular e nos ligamentos. A partir dos 40, é normal que os meniscos fiquem mais frágeis e propensos às lesões. A força necessária para ocasionar um problema é bem menor a partir dessa idade. Conforme a idade avança, o menisco fica mais frágil.
4- Qual a diferença entre lesões traumáticas e degenerativas?
Nas lesões traumáticas, o paciente tem uma dor súbita, decorrente de trauma e consegue indicar o ponto de dor que, posteriormente, se confirma nos exames. Nos casos em que o paciente tem uma lesão chamada “alça de balde”, o movimento normal do joelho pode estar inviabilizado.
Já as lesões degenerativas do menisco, por sua vez, ocorrem pelo desgaste do joelho. Nesses casos, o paciente tem mais dificuldade para dizer como a lesão começou e podem relatar que tudo começou em um movimento rotineiro, como descer e subir escadas.
5- O que o paciente sente?
O paciente com lesão no menisco sente dor localizada. O quadro piora quando a pessoa aponta para a região, se esforça ou se movimenta mudando de direção. O local da dor e os movimentos que podem causá-la variam de acordo com a parte do menisco que está lesionada.
6- Como é o tratamento?
Medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios são comuns no tratamento das lesões do menisco. Atualmente, um dos métodos mais importantes é a fisioterapia, usada para restabelecer as condições do joelho e devolver ao paciente sua rotina. Antes de mais nada, o fisioterapeuta realiza uma análise detalhada e vai entender, por exemplo, se o paciente veio de uma cirurgia ou ainda não.
Para além do tratamento do menisco em si, o fisioterapeuta fará um trabalho de reforço muscular, preconizando a musculatura do quadril, posterior de coxa e panturrilha. O profissional também vai treinar a marcha do paciente, em alguns casos com muletas, e orientar sobre os devidos cuidados em casa.
7- Cirurgia é a única opção?
Definitivamente, não. As lesões no menisco, muitas vezes, decorrem de um processo mais amplo de desgaste no interior dos joelhos. É uma condição que pode estar acompanhada de outros problemas, em especial a artrose no joelho, que prejudica as articulações.
Em muitos casos o paciente sente dor, mas ela não é causada por lesões no menisco e é importante destacar, que, nesse sentido, uma operação não vai eliminar a dor. Além de medicamentos, a fisioterapia também é uma opção de tratamento para as lesões no menisco.
Precisa de ajuda? Conte conosco.
O Centro Clínico e Esportivo Winner tem profissionais especializados em diversas áreas, incluindo fisioterapia esportiva, ortopédica e traumatológica, osteopatia e psicologia.
Oferecemos avaliações individualizadas, não somente para tratar, mas para determinar a causa e prevenir futuras lesões.
Agende uma consulta conosco clicando aqui. Se preferir, entre em contato nos seguintes telefones: (48) 3039-0779, 3024-1610 ou pelo WhatsApp: (48) 99146-0779.