(48) 3024 - 1610 | (48) 3039 - 0779 - Rua Ferreira Lima, 238, Centro, Florianópolis - SC contato@centrowinner.com.br

Psicologia

Profissionais para melhor atender ao seu bem estar!

Psicologia do Esporte e do Exercício


A Psicologia do Esporte e do Exercício pode ser definida como o estudo científico dos indivíduos e seus comportamentos em situações de esporte e atividades físicas. Esse estudo gera conhecimentos, os quais são articulados para a aplicação prática. O psicólogo do esporte tem por objetivo compreender como fatores psicológicos podem influenciar no desempenho da prática esportiva, compreendendo também como a participação nessas práticas podem afetar o desenvolvimento das pessoas inseridas nesse ambiente.

A inserção do psicólogo do esporte em uma equipe desportiva é essencial para o desenvolvimento do potencial dos atletas. A não inserção do psicólogo na equipe pode acarretar em uma ênfase no treinamento físico e técnico/tático em detrimento do treinamento psicológico, dificultando para o atleta o desenvolvimento de habilidades psicológicas necessárias para melhoria e manutenção de seu desempenho. A realidade esportiva tem apontado que o maior causador de flutuações no desempenho esportivo são fatores psicológicos, temos atletas no ápice de seu desenvolvimento físico e técnico, mas que frente às dificuldades inerentes da competição não conseguem sustentar um padrão ideal de performance. O atleta durante os treinos chega a executar índices superiores aos recordes olímpicos, mas no momento da competição acaba por cometer erros de um iniciante, as vezes por ansiedade, estresse, “falta de atenção”, perda do foco, “medo”. Enfim, muitos são os motivos apontados, mas a questão é que pode-se treinar e desenvolver habilidades psicológicas que possibilitem controle sobre esses fatores da competição.

Veja um exemplo interessante para explicar a importância do desenvolvimento de habilidades psicológicas:
Se você está andando de bicicleta no meio de uma competição e seu pneu fura, a primeira coisa que você pensa é em como lidar com essa situação da melhor forma possível, nesse caso parar e consertar o pneu. Mas isso só será possível se você carregar as ferramentas para conseguir efetuar a troca do pneu e seguir na competição. O mesmo acontece quando temos de lidar com fatores psicológicos que podem nos afetar durante a competição, ou mesmo em situações cotidianas da vida. Podemos ficar ansiosos, com medo, com raiva, perder o foco, esquecermos a execução de um determinado comportamento chave, avaliarmos a situação de maneira errada, perder a atenção sobre a atividade, perder a motivação, enfim, chegando ao fracasso. Para podermos lidar com nossas emoções, cognição e comportamentos é necessário que tenhamos a nossa disposição as ferramentas necessárias. As ferramentas são as habilidades psicológicas que podem e devem ser desenvolvidas durante a temporada de treinamento que precede a competição. Cabe ao psicólogo do esporte auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades, utilizando-se do aporte teórico/metodológico da psicologia do esporte.

Entenda quais são os serviços oferecidos, talvez a psicologia do esporte possa apresentar uma solução inovadora e auxiliá-lo na busca por seus objetivos.

Preparação psicológica para esportes de alto rendimento.


O psicólogo do esporte tem por objetivo compreender como fatores psicológicos podem influenciar no desempenho da prática esportiva, compreendendo também como a participação nessas práticas podem afetar o desenvolvimento das pessoas inseridas nesse ambiente.

O atleta precisou desenvolver ao longo de sua história uma série de habilidades físicas e técnico/táticas para poder ter êxito no esporte. Mas o atleta precisa desenvolver também habilidades psicológicas necessárias na prática esportiva se deseja alcançar o máximo de seu rendimento. É comum no ambiente esportivo os atletas vivenciarem situações de pressão, ansiedade, medo, raiva, insegurança, insônia, humor depressivo em caso de lesão, ou mesmo não conseguirem ter o mesmo rendimento apresentados nos treinos durante a situação da competição.

Isso são problemas comuns entre os atletas, mas o que não pode ser comum é o atleta não ter habilidades psicológicas para lidar com suas emoções e comportamentos diante dessas situações. Para isso os atletas podem contar com o apoio de um psicólogo do esporte, esse profissional poderá fornecer toda a metodologia técnico/científica, para que essas ferramentas psicológicas sejam desenvolvidas durante os treinos e usadas quando necessárias nas competições. O treinamento psicológico é periodizado de acordo com as datas alvos e com as exigências dos treinos e competições.

Superando desafios: preparação psicológica para atletas amadores .


O atleta pode ser amador, mas o treino é profissional. A prática esportiva tem se estendido cada vez mais a pessoas que não dependem financeiramente do esporte, mas escolheram um estilo de vida em que os treinos e as competições são presentes em suas rotinas.
A busca pela superação pessoal é maior que a busca pelo pódio, levando as pessoas a estabelecer metas para os treinos e competições que exigem um alto desempenho. Conciliar a rotina de treinos intensos e a vida pessoal e profissional podem se tornar uma tarefa difícil, principalmente próximo às competições alvo. O planejamento para as competições precisa ser estruturado de forma a abarcar todas essas nuances pessoais e individuais. As situações de pressão, ansiedade, medo, raiva, insegurança, insônia, humor depressivo em caso de lesão, ou mesmo não conseguirem ter o mesmo rendimento apresentados nos treinos durante a situação da competição, também estão presentes para esses atletas.

O atleta amador precisará desenvolver habilidades psicológicas necessárias para poder gerenciar essas situações durante as competições, sempre adotando uma postura de desafio frente aos problemas. Esse aprendizado pode e deve ser estendido para outros âmbitos de sua vida pessoal, afinal o esporte pode auxiliar no desenvolvimento das potencialidades humanas. O atleta amador precisa desenvolver essas habilidades e para isso pode contar com o apoio de um psicólogo do esporte, esse profissional poderá fornecer toda a metodologia técnico/científica, para que essas ferramentas psicológicas sejam

desenvolvidas durante os treinos e usadas quando necessárias nas competições. O treinamento psicológico é periodizado de acordo com as datas alvos e com as exigências dos treinos e competições.

Adesão e prática do exercício físico para manutenção da saúde e Bem-estar.


A exigência de uma rotina de afazeres que englobam o trabalho, a família, vida social e as diversas demandas diárias de compromissos, podem gerar dificuldades em manter uma rotina de exercícios. Se por uma lado temos todas essas demandas, de outro temos a necessidade de mantermos uma vida regrada com exercícios diários para ter saúde e qualidade de vida. Mas como manter uma vida mais saudável e praticando exercícios regularmente frente a todas essas demandas?

O sucesso pode ser construído! De nada adianta uma pessoa motivada se não tiver um bom planejamento para as suas ações e comportamentos. A motivação se manterá na medida em que os objetivos e metas forem sendo alcançados. O planejamento deve levar em conta as expectativas do praticante e as reais possibilidades de obtenção desses resultados, para isso é necessário uma verdadeira engenharia comportamental de modo a produzir mudanças e consequentemente resultados esperados, evitando as frustrações desestimulantes.

Uma série de comportamentos e habilidades psicológicas terão de ser desenvolvidas durante a jornada de adaptação à nova rotina de exercícios, por isso o acompanhamento com o psicólogo do esporte pode ser o diferencial na obtenção dos resultados desejados. O trabalho de uma equipe interdisciplinar de profissionais da saúde, como psicólogo do esporte, nutricionista, educador físico, fisioterapeuta, médico do esporte entre outros, pode oferecer o suporte ideal para mudança na vida das pessoas.

O objetivo é a manutenção da saúde e do bem-estar. Isso é conquistado de maneira gradativa, para que seja duradoura, gerando autonomia e mudança na vida das pessoas. Sendo assim é necessário um trabalho sério, com metodologia científica e com a preocupação no Bem-estar do ser humano. Mude sua vida, melhore sua saúde, suas relações e seus hábitos. Construa o seu sucesso! Persista!

Reeducação alimentar e emagrecimento


Desenvolva hábitos alimentares saudáveis; aprenda estratégias comportamentais para gerenciar a ansiedade, o estresse e a como não sabotar a dieta.

O comportamento alimentar que mantemos reflete de maneira direta em nossa saúde, uma alimentação saudável pode nos garantir qualidade de vida e mesmo longevidade. Mas a realidade é que o nosso comportamento alimentar segue os padrões que aprendemos ao longo da nossa história de vida e nem sempre esse padrão de alimentação é o mais adequado. Passamos a vida nos alimentando de uma determinada forma e fortalecendo crenças de que essa é a forma correta de se alimentar. Infelizmente na maior parte das vezes fomos educados de maneira inadequada sobre o que é uma alimentação equilibrada. Em contrapartida temos um esforço por parte dos profissionais da nutrição em fornecer informação para a população sobre a alimentação saudável. Então porque mesmo diante da informação adequada e da prescrição de um cardápio por um nutricionista algumas pessoas falham em sua dieta? O processo de reeducação alimentar envolve fatores psicológicos (emoções, pensamentos e comportamentos). No início é normal sentirmos uma forte motivação que nos leva a buscar mudanças, mas em um prazo relativamente curto e frente as dificuldades que as mudanças exigem, surgem os primeiros comportamentos de auto sabotagem e a probabilidade de voltarmos ao antigo padrão alimentar aumenta muito. Nesse momento que o trabalho do psicólogo pode fazer a diferença entre se manter no processo de reeducação alimentar ou abandoná-lo, já que gerenciar emoções, identificar pensamentos sabotadores e mudar comportamentos exige além de esforço, estratégias metodológicas efetivas. O trabalho da psicologia aliado a nutrição pode gerar um processo de reeducação alimentar gradativo e permanente, culminando em autonomia e resultados satisfatórios. Mude sua vida, melhore sua saúde, suas relações e seus hábitos. Construa o seu sucesso! Persista!